Uma árvore que marca a dinâmica de Vales desde tempos antigos

Local, Notícias

Na freguesia de Tresminas existem árvores com séculos de existência, no entanto na aldeia de Vales existe um exemplar muito antigo que sempre desempenhou um papel importante na comunidade a vários níveis.

Por: Jorge Moutinho 

Em meios do interior transmontano com uma grande predominância florestal na paisagem é comum encontrar árvores de várias espécies com centenas de anos. Na aldeia de Vales (Freguesia de Tresminas), localiza-se um castanheiro muito antigo com cerca de 1000 anos de existência.

O Castanheiro de Vales conquistou recentemente o 1º lugar no concurso nacional online “Árvore do Ano 2020”, organizado pela UNAC (União da Floresta Mediterrânica), e será o representante português no concurso onde será votada a “Árvore Europeia do Ano”, e que decorrerá nos primeiros meses do próximo ano.

Todavia para muitas pessoas, esta árvore sempre representou muito mais do que um castanheiro antigo. Em declarações à RCA, José Pinto natural de Vales mas a residir nos Estados Unidos da América, recorda os tempos da infância em que ele e os seus amigos brincavam no castanheiro, pendurando-se nos ramos e fazendo dessa árvore o seu lar de inúmeras brincadeiras. É com grande orgulho que o Sr. José vê a distinção deste castanheiro como “Árvore do ano 2020”, considerando que esse facto poderá trazer mais visitantes à aldeia.

A grande robustez desta árvore é confirmada pela Dona Maria Marques quando refere que ela e vários dos seus amigos se escondiam dentro do castanheiro nos vários momentos de brincadeiras que partilhavam na infância.  As atividades da comunidade de Vales, sempre tiveram neste castanheiro um ponto de referência como diz o cuidador desta árvore, Fernando Marques, que para além das brincadeiras das crianças, recorda também os passeios das pessoas que paravam para apreciar o castanheiro e as atividades agrícolas como as malhadas, em que os envolvidos iam repousar para junto da árvore.

O Sr. Fernando fala também sobre a importância da ligação entre o ecossistema e o Castanheiro de Vales e exemplifica entre outros, com as várias espécies de aves que procuram refugio nessa árvore. O Castanheiro de Vales, mais do que uma árvore antiga, representa um ponto central da comunidade desta aldeia desde o antigamente.

Menu