Sessão pública sobre os abatimentos de Jales dia 31 de julho

Local, Notícias

Os abatimentos junto às antigas minas de Jales poderão ser esclarecidos no próximo dia 31 de julho, às 18 horas, numa sessão pública que irá decorrer no salão do povo em Campo de Jales, onde também estarão presentes representantes da Direção-Geral de Energia e Geologia, e da Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A.

O presidente do Município de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado tem alertado para o grave problema dos abatimentos que se tem feito sentir, e o que atualmente constitui mais constrangimentos é o que se verifica na estrada municipal 1121-1 que «constitui a principal acessibilidade» a várias aldeias do concelho.

A mina de ouro de Jales foi explorada desde o tempo dos romanos (século I). A exploração mais recente remonta ao século passado com a exploração do sistema filoniano da Gralheira (1929) e o filão de Campo (1933). A atividade mineira desenvolveu-se ao longo de cerca de cinco quilómetros e atingiu os 600 metros de profundidade. A exploração mineira do estado português terminou em 1992, tendo sido a última exploração de ouro em Portugal.

Menu