Sessão para apicultores junta dezenas em Vila Pouca de Aguiar

Local, Notícias

Ter colmeias e apiários saudáveis implica realizar um conjunto de procedimentos ao nível da higiene, da monitorização e da alimentação que garantam a saúde das abelhas em períodos rigorosos.

Por: Jorge Moutinho

Na passada sexta-feira à noite realizou-se no concelho um evento destinado a debater a apicultura, mais concretamente a alimentação a proporcionar às abelhas neste período de inverno em que é necessário ter reservas disponíveis para a alimentação da colmeia.

Esta sessão denominada “Maneio Alimentar – Mesa Redonda para Apicultores”, estava inicialmente agendada para as 21 horas, no Museu Municipal Padre José Rafael Rodrigues em Vila Pouca de Aguiar, mas devido à grande adesão do público, o evento foi transferido para o auditório do Lar Dr. Domingos Dias, situado umas dezenas de metros ao lado.

O orador deste evento organizado pela AguiarFloresta foi o Professor Paulo Russo Almeida, docente na UTAD e especialista nacional na área da apicultura. Duarte Marques, Presidente da AguiarFloresta e em declarações à RCA, considerou esta iniciativa como um importante meio de partilha de conhecimentos e experiências que podem ajudar os apicultores aguiarenses a cuidar melhor dos seus apiários, especialmente no que diz respeito à alimentação das abelhas.

Num ambiente descontraído, Paulo Almeida iniciou a sessão a falar sobre maneio alimentar e depois avançou para um debate mais informal com a audiência, respondendo a várias questões sobre apicultura em geral.

Paulo Almeida destacou a importância da alimentação artificial das abelhas durante o período de inverno, em que a polinização é diminuta, deixando claro durante a sessão, e também em declarações à RCA que esse procedimento deve ser usado como recurso para proporcionar reservas alimentares às abelhas durante os períodos mais rigorosos.

A sessão prolongou-se durante mais de duas horas num ambiente bastante descontraído em que Paulo Almeida e a plateia, trocaram e partilharam histórias, conhecimentos e experiências sobre apicultura em geral, num evento bastante participado.

Menu