Reconhecimento ao povo aguiarense em semana difícil

Local, Notícias

Na passada semana o concelho de Vila Pouca de Aguiar foi assolado pelo mau tempo, que provocou estragos e causou grandes transtornos.

Por: Jorge Moutinho

Não foi uma mas sim duas tempestades que atingiram Portugal, e a região Norte foi particularmente afetada devido a estas condições climatéricas adversas.

Vila Real, Peso da Régua, Chaves ou Pinhão entre muitos outros locais, sofreram fortes condicionalismos devido ao mau tempo e Vila Pouca de Aguiar não foi exceção.Houve várias ocorrências por todo o concelho e várias freguesias foram afetadas.

A chuva persistente inundou estradas, algumas habitações e estabelecimentos comerciais, o vento forte derrubou dezenas de árvores e alguns postes de iluminação, tendo danificado outros, dezenas de habitações estiveram longas horas sem luz elétrica, por este concelho fora (algumas localidades estiveram sem luz durante cerca de 24 horas), várias estradas estiveram cortadas ao trânsito, houve derrocadas e os cursos de água galgaram as margens (O Corgo e o Avelames transbordaram).

Neste particular é merecido que se faça o reconhecimento a todos os aguiarenses que ajudaram a minimizar os efeitos das intempéries, não só os cidadãos que ajudaram no terreno, mas também aqueles que alertaram as várias entidades envolvidas na resolução dos problemas e na transmissão dos alertas das ocorrências.

Vários aguiarenses ajudaram a serrar as árvores que cortavam estradas e que ameaçavam habitações, vários aguiarenses escoaram pelos seus meios, a água que ameaçava habitações e estabelecimentos, vários aguiarenses ajudaram a proporcionar luz às dezenas e dezenas de habitações que estiveram horas a fio sem ela e vários aguiarenses ajudaram a alertar as pessoas e entidades responsáveis, quer fosse através de telefonemas, do contacto pessoal ou da partilha de informação nas redes sociais.

Porque a prevenção e a proteção das pessoas e da comunidade começa e acaba em cada cidadão individual, quer faça parte de uma entidade de proteção e socorro ou não. Nesta época festiva, fica o reconhecimento e a homenagem de todos e de cada um, aos aguiarenses que ajudaram no terreno, que prestaram informações e alertas e que contribuíram para que neste tempo natalício a comunidade possa ter um pouco mais de alegria.

Menu