Há uma nova forma de conhecer o Parque Natural do Alvão. O projeto Por’Trilhos nasceu por vontade do casal Carla Costa e Fernando Portilho. Uma iniciativa que junta natureza, desporto e tradição.

Por: Luís Miguel Roçadas 

Depois de um período fora do concelho de Mondim de Basto, Carla Costa e Fernando Portilho decidiram regressar às origens e criaram um projeto de valorização turística no interior de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Fernando Portilho e Carla Costa os criadores do projeto Por'Trilhos

Fernando Portilho e Carla Costa os criadores do projecto Por’Trilhos

O Parque Natural do Alvão é uma área protegida de Portugal situada entre os concelhos de Mondim de Basto e Vila Real. Foi criado em 1983. O Parque Natural do Alvão apresenta duas importantes áreas: uma zona mais alta – que chega aos 1339 metros de altitude – abrangendo a serra do Alvão e o planalto de Lamas de Olo, e uma zona baixa, onde estão localizadas as povoações de Ermelo e de Fervença e os vales por onde corre o rio Olo. A principal curiosidade geológica é a queda de água conhecida como as Cascata de Fisgas do Ermelo.

Sobre a questão se o projeto Por’Trilhos podia ser replicado no concelho de Vila Pouca de Aguiar, Carla Costa e Fernando Portilho referiram que sim. “O concelho de Vila Pouca de Aguiar é bastante rico em natureza e património. Para nós seria um desafio aliciante criar trilhos num concelho onde a natureza, desporto e património estão presentes”, concluíram os dois empreendedores.

Saiba mais sobre o projeto em www.portrilhos.com