Casa da Música do Pontido foi inaugurada há 10 anos

Local, Notícias

Há pouco mais de uma semana, na última sexta-feira 13, registou-se um facto na aldeia do Pontido que de azarado não teve nada. Nesse dia passavam 10 anos desde que foi inaugurada a Casa da Música do Pontido a 13 de Setembro de 2009.

Por: Jorge Moutinho

Situado no centro da aldeia, esse edifício passou a funcionar como sede da Banda Musical do Pontido depois de ser requalificado, pois antes disso essa infraestrutura funcionava como escola. Hugo Pinto atual presidente da banda acompanhou de perto todo o processo pois na altura era Vice-Presidente e considera que era uma necessidade que a Banda do Pontido fosse dotada de um novo espaço que preenchesse as necessidades de uma banda filarmónica moderna, que nos dias de hoje necessita de melhores condições para ensaiar mas também para proporcionar boa formação musical através do ensino de aulas de música.

Hugo Pinto na antiga sede da Casa da Música do Pontido

A Banda Musical do Pontido foi fundada no ano de 1765 (há 254 anos) e durante mais de século e meio não tinha um espaço onde efetuar os seus ensaios, por isso estes eram realizados muitas vezes em habitações de privados a quem era paga uma renda pela utilização do espaço. Porque a banda precisava de um espaço próprio onde ensaiar, decidiu-se em 1945 (de acordo com informações do site desta coletividade) construir uma habitação que servisse não só para ensaiar mas também como sede desta associação (a data que está inscrita na parte superior da referida casa é 1946). Também de acordo com informações na página de internet da Banda do Pontido essa habitação ficou em condições de ser usada apenas em 1949 ou seja, há precisamente 70 anos.

O Sr. João Daniel residente na aldeia de Castelo (freguesia de Telões) tem 86 anos e dedicou a maior parte da sua vida à Banda do Pontido, tendo estado ligado a ela durante mais de 60 anos. Participou inclusivamente na construção da primeira sede e saiu da banda em 2012, portanto passou pelas duas sedes desta coletividade e considera que a Casa da Musica do Pontido serve bem as necessidades da banda e que os seus elementos estão bem acomodados, porque a anterior sede não oferecia já grandes condições e a situação de acordo com o Sr. Daniel não era muito favorável.

A Casa da Música do Pontido inaugurada em Setembro de 2009 possui casa de ensaio e salas não só para guardar o material musical mas também para proporcionar formação na área da música filarmónica através de aulas de música que são lecionadas em várias salas destinadas para o efeito e que fazem desta Casa da Musica do Pontido, um espaço digno de tão importante instituição aguiarense.

Mais vistos

Menu