Vila Pouca de Aguiar celebrou o Dia Internacional da Família

Formação Parental esteve em foco na palestra que uniu um grupo de pessoas e representantes de várias coletividades com atividade social e cívica.

A sessão foi aberta pelo pároco António Paulo, que preside à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Pouca de Aguiar, e contou com a presença da vice-presidente do Município, Ana Rita Dias, mais elementos da CPCJ e da comunidade local.

A palestra Formação Parental, a 20 de maio, foi proferida por José Carlos Gomes da Costa, docente na UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O contacto interpessoal entre o preletor e as pessoas da plateia composta por crianças e adultos simplificou a obtenção de conhecimento pedagógico.

Educar (por vezes, “os mais velhos demitem-se de o fazer!”) tem por base a coerência do que somos e o que fazemos, em suma, o «melhor exemplo de educar é dar o exemplo». O que é fundamental nos educadores é amor e disciplina, que deverão ser aplicados em equilíbrio. Este é o caminho para a harmonia familiar.

Esta conferência, que se realizou no auditório do Palacete Silva, surgiu no âmbito do Dia Internacional da Família (15 de maio).