A neve provocou estragos e constrangimentos no concelho

Foto: Noticias de Aguiar

O concelho de Vila Pouca de Aguiar foi afectado esta semana por uma tempestade de neve que criou constrangimentos aos aguiarenses. Neve, gelo, chuva, vento forte e queda de árvores preocuparam a população local.

Foi ao inicio da tarde de terça-feira, 27 de fevereiro, que a tempestade de neve se instalou em Vila Pouca de Aguiar, e apareceram os primeiros sinais de alerta. Houve complicações no trânsito e as escolas do concelho foram encerradas.  A Estrada Nacional 2, no sentido Vila Pouca de Aguiar – Vila Real, teve o trânsito cortado, desde as 16 horas, entre Soutelinho de Mezio e Covelo, o que provocou longas filas. As autoridades, nomeadamente a GNR, apenas chegaram pelas 20 horas, para desbloquear o tráfego. Só a partir das 21 horas é que o trânsito voltou a circular. As escolas encerraram no período da tarde e os alunos regressaram mais cedo a casa.

Contudo, também aqui houve constrangimentos. Os veículos de transporte de crianças tiveram grandes dificuldades em chegar ao destino, por causa da aglomeração de neve e gelo na via. O único limpa-neves que a Infraestruturas de Portugal possui avariou em Vila Pouca de Aguiar, ao final do dia, impossibilitando a limpeza das estradas. A escassez de meios de limpeza, em especial nas estradas nacionais, provou grandes dificuldades nas vias de acesso à sede de concelho

Já na quarta-feira, 28 de fevereiro, todas as escolas do concelho ficaram encerradas, bem como a EN 212, que faz a ligação entre Vila Pouca de Aguiar e Campo de Jales esteve cortada ao trânsito durante várias horas, por ordem das Infraestruturas de Portugal. Porém, a quarta-feira, também ficou marcada por um dia com muitas ocorrências para a Protecção Civil Municipal. Foram detectadas quedas de árvores nas vias de circulação automóvel, na qual as mesmas tiveram de ser removidas. Ainda neste dia de operações, a Protecção Civil, Bombeiros de VPA e Juntas de Freguesia através da utilização de tractores procederam à limpeza da neve nas principais estradas do concelho.

Quanto ao dia de ontem, quinta-feira, 1 de março, a neve regressou de novo a Vila Pouca de Aguiar, com maior incidência às 21 horas. A EN 2 esteve de novo cortada ao trânsito, sendo reaberta à circulação depois da meia-noite. Durante a madrugada e com as temperaturas negativas que se fizeram sentir a neve ficou em gelo e dificultou a tarefa dos automobilistas. Porém, na manhã desta sexta-feira todas as estradas que ligam ao concelho aguiarense estavam transitáveis. A chuva que está a ocorrer no dia de hoje, tem ajudado a que o gelo comece a derreter e permita que as estradas da nossa região sejam utilizadas sem grandes constrangimentos.

Nestes últimos dias tem havido cortes de energia em Vila Pouca de Aguiar e a rede de telecomunicações está danificada em algumas zonas. A Protecção Civil Municipal, em virtude das actuais condições meteorológicas, alerta ainda para piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e inundação por transbordo de linhas de água nas zonas mais vulneráveis, bem como inundações de estruturas urbanas subterrâneas devido a condições de drenagem deficientes, danos em estruturas montadas ou suspensas e queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte.