Alvadia lança campanha de recolha de pacotes de leite vazios

Os Baldios da Freguesia de Alvadia foram uma das 3 entidades premiadas com a primeira edição do Prémio ICNF. O projeto apresentado pelos Baldios da Freguesia de Alvadia prevê, entre outras medidas, a instalação de um bosquete de carvalho-negral na serra do Alvão, utilizando bolotas recolhidas na própria serra, de modo a garantir as característica genética típicas desta área geográfica.

A recolha de bolota deveria ocorrer preferencialmente em outubro/novembro, altura em que se dá a maturação e queda da bolota. Neste momento, grande parte da bolota produzida em 2017 já foi comida por animais selvagens e domésticos ou já apodreceu.

Como o projeto só foi aprovado em janeiro deste ano, a quantidade de bolota que se poderá obter é menor do que aquela que se obteria em novembro. Por essa razão, a bolota recolhida será tratada com todo o cuidado de modo a maximizar a quantidade de carvalhos obtidos. Assim, a bolota recolhida não será espalhada aleatoriamente nos campos, mas será germinada individualmente e só depois, quando já se tiverem pequenas árvores, é que se colocarão os carvalhos no campo.

Por esta razão são necessários recipientes individuais para colocar cada bolota até ocorrer a germinação. Por razões ambientais e para evitar o desperdício de vasos, serão utilizados pacotes de leite de 1 litro (ou pacotes equivalentes). Lançamos assim o apelo para, durante esta semana, serem entregues pacotes vazios de leite na Rádio Clube Aguiarense (RCA) e Notícias de Aguiar (NA), que depois serão recolhidos diariamente e utilizados no projeto de reflorestação com espécies autóctones.