Feira do Mel e do Artesanato foi um sucesso em Pedras Salgadas

A maior enchente de sempre da Feira do Mel e do Artesanato verificou-se no feriado de 15 de agosto, último dia do certame que já conta com dezasseis edições.

Milhares de pessoas acorreram ao parque termal durante os quatro dias do certame, e em especial no derradeiro dia, para participarem numa festa nacional da cultura popular.

O programa televisivo Somos Portugal, emitido na TVI, foi a principal atração através de artistas musicais portugueses e divulgação de serviços e produtos locais.

Os expositores de mel, artesanato e demais produtos regionais mostraram-se satisfeitos com a adesão popular aos respetivos stands.

O presidente do Município, Alberto Machado deu uma palavra de apreço a todos os aguiarenses e visitantes deste certame que vai de encontro às aspirações económicas e sociais da comunidade local.

Os concursos temáticos – Qualidade do Mel, Rótulos de Mel, Doçaria Confecionada com Mel e Peças de Artesanato – foram mais-valias da feira pela valorização dos produtos locais. O folclore através do festival da associação ACREPES e a música popular pelo encontro de cantares da associação Aguavelames sublinharam as tradições que se mantêm vivas nesta região transmontana. Entre outras atividades culturais é de realçar ainda a recreação da chegada do rei D. Carlos à vila termal, no início do século XX, que juntou associações locais e a companhia de teatro Filandorra.

Através desta feira, a Câmara Municipal e a EHATB promoveram os serviços e produtos regionais, mantendo bem viva a etnografia da nossa gente.