Programa Autarquia Jovem em que os mais novos escolhem

Os alunos do primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar reuniram em Assembleia e a maioria votou na aquisição de equipamento digital para as salas de aula.

No âmbito do programa Autarquia Jovem – medida do executivo municipal para incentivar a participação cívica junto de comunidade escolar e associativismo juvenil – os alunos pretendem “transformar um espaço em branco num quadro interativo”.

Esta medida com verbas previstas de 9.410,04€ inclui a aquisição de dez aparelhos eBeam, que se traduz num sistema portátil que permite que uma superfície lisa se torne num espaço interativo. A estes aparelhos (inclui recetor, caneta e CD) acresce um equipamento de som. As novas tecnologias que vão ser implementadas têm a característica de interagir em tempo real (utilização de scrapbook e ligação à internet).

Na reunião de 24 de abril, presidida pelo presidente da Assembleia Municipal, Álvaro de Sousa, ladeado pelo presidente da Câmara, Alberto Machado e Diretor do Agrupamento, José Teixeira, foi ainda aprovada uma proposta relativa aos 2º e 3º ciclos em que das três propostas apresentadas os alunos votaram por maioria na construção de infraestruturas para a instalação de polidesportivo exterior sintético.

Para 27 de abril, está prevista uma nova reunião de Assembleia destinada ao ensino secundário e associações juvenis locais.

O programa Autarquia Jovem, através de várias rúbricas destinadas aos alunos do agrupamento e associações juvenis, enquadra-se na Carta de Compromissos da RAP – Rede de Autarquias Participativas. A Câmara Municipal aderiu a esta estrutura colaborativa que contribui “para a sinalização, disseminação, qualificação e divulgação dos processos de democracia participativa no país”.